A fitoterapia e seus benefícios

A fitoterapia e seus benefícios para a saúde são comprovadamente eficazes, tanto pela ciência como pela sabedoria popular, pois, o uso de ervas como medicamento para cura de doenças tem registros nos primórdios da história humana; e saber aproveitar esses benefícios só podem nos fazer bem. O uso popular de plantas para diversas doenças é um fato, quem nunca ouviu falar de uma receita ou até mesmo a indicação de um chá para ajudar com alguma doença ou desconforto? Como por exemplo, o uso do chá de capim santo ou capim limão para ajudar a dormir melhor, ou o chá de hortelã para ajudar na digestão? De alguma forma já ouvimos falar alguma coisa nesse sentido e com o avanço das pesquisas foi possível conhecer melhor o poder das plantas medicinais para a saúde.

O que é a Fitoterapia?

A Fitoterapia pode ser entendida com um conhecimento científico que usa as plantas como medicamento, dessa forma são utilizados vegetais para o tratamento de doenças, para a recuperação ou para manter a saúde, usando para isso conhecimentos de botânica, de toxicologia e também o conhecimento dos povos desde o princípio da humanidade. São utilizadas as plantas e seus produtos para manter ou promover a saúde e dessa forma impedir que alguém adoeça; são utilizadas as resinas, óleos fixos, óleo voláteis, mucilagens, farelos, oligossacarídeos, tinturas, chás, etc.

Em um sentido mais amplo, a Fitoterapia não se restringe apenas a indicação de chás de plantas de reconhecido valor medicinal, mas também a utilização de produtos derivados dessas plantas, como extratos vegetais que são devidamente estudados todos os seus efeitos farmacológicos e toxicológicos e obedecem a legislação específica de cada país.

No Brasil a Fitoterapia passou ser uma Prática Integrativa e Complementar (PIC), como a homeopatia, a aromaterapia, a naturopatia, etc; através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), que visa implementar e apoiar experiencias onde já são utilizadas as PIC’s para a atenção a saúde.

Quais os benefícios da Fitoterapia?

A fitoterapia e seus benefícios para a saúde são eficazes e verdadeiros, e são comprovados cientificamente, no entanto, o uso de fitoterápicos deve ser feito com cuidado pois, o uso incorreto deles podem trazer alguns efeitos colaterais como enjoos, irritações gástricas, intoxicações e alergias, então tenha cuidado; o uso de fitoterápicos tem uma determinada ação no organismo e podem trazer resultados positivos, dependendo da planta em até quatro horas.

Como a composição desses fitoterápicos é natural, evita-se problemas de alergia por exemplo, justamente por produzir menos efeitos colaterais, não traz dependência, pode ser usado em qualquer idade, é uma forma de tratamento mais barata, o tratamento é individualizado, a matéria-prima é fácil de ser encontrada, e está sendo oferecida no Sistema Único de Saúde.

A Fitoterapia com certeza traz benefícios a saúde, tanto para recuperá-la como para melhorá-la, no entanto, procure sempre um profissional qualificado para fazer a indicação correta para você, e nunca deixe um tratamento sem o conhecimento do seu médico, dependendo do caso até os medicamentos alopáticos podem ser suspensos.

Nossos Posts

Conheça nossa loja virtual

Menu